FOTOS
FOTOS
LUNETA VERMELHA
MINI BIO
Coletivo criado em 2013 por jovens artistas intermídia nascidos na comunidade de Heliópolis (periferia/favela de São Paulo/SP). Coletivo Luneta Vermelha é um nome "guarda-chuva" para várias frentes de atuação deste núcleo artístico que se desenvolve a partir de processo colaborativo.
As origens do Coletivo estão no Teatro Péjunto através do qual desenvolveram trabalhos em site specific (espaços não convencionais) resignando o olhar sob espaços ociosos da cidade e a situação de vulnerabilidade dos personagens reais que são jogados à marginalização. Sob o pseudônimo de "Teatro Péjunto", o Coletivo Luneta Vermelha realizou as peças O homem do chão, Sonhos de Tetsuya Ishida e Chapeuzinho INCardido, sendo esta última comtemplada pelo fomento do Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Ocupando a sede da Companhia de Teatro Heliópolis e Cia O Grito.
Para conferir os trabalhos da frente teatral, clique aqui.
Em 2015, a partir do intenso tramalho de produção de trilha sonora e sonoplastia ao vivo exercitado enquanto do Teatro Péjunto, o Coletivo Luneta Vermelha decide iniciar um projeto inteiramente musical a partir da Banda Luneta Vermelha. Agora com Carol Cax assumindo a voz e teclado, David Personagem comandando os Beats e Crysthian Bernardo nas cordas. Enquanto banda, o Coletivo Luneta Vermelha realizou shows na Virada Cultural de São Paulo (na Praça Roosevelt), Virada Sustentável (no Centro Cultural São Paulo), no Teatro de Arena, no 2º Festival dos Direitos Humanos, na ocupação Casa Amarela (na Consolação), Na 2º Feira de Economia Solidária de Heliópolis, entre outros. Ainda, lançou em EP, um disco e diversos videoclipes.
Para conferir os trabalhos da frente musical clique aqui.
Através das produções musicais, o Coletivo Luneta Vermelha começou seus trabalhos com videoclipes. Foi então que um de seus integrantes (David Personagem) começou a se dedicar a uma graduação em audiovisual e as produções ganharam maior qualidade na criação de curtas-metragens. A obra de maior relevância foi "Santa" que foi premiado no KinoLab Tela Digital, da Associação Cultural Kinoforum. As produções audiovisuais do Coletivo funcionam numa espécie de rotatividade entre os projetos idealizados por cada integrante. No caso do curta-metragem Santa, a idealização e direção foi de David Personagem. Atualmente, o projeto em desenvolvimento é a websérie "Keila Quer Mais", idealizada por Carol Cax, aborda o universo de mulheres negras LGBTQIA+ com muito amor, companheirismo e humor.
Para conferir demais trabalhos na frente de audiovisual, clique aqui.
A produção literária é outra marca no Coletivo Luneta Vermelha que, através de Lei de Incentivo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e parceria com a Biblioteca Comunitária de Heliópolis/UNAS, lançou a frente de produção de Histórias em Quadrinhos a partir do pseudônimo Coletivo HQ. Assim foi lançada a coletânea "Ajuntado" que reúne três HQs: Selfie (de Carol Cax), Menino Enzo (de David Personagem) e Elefante de Sangue (de Crysthian Bernardo). Essas obras estão disponíveis para download gratuito aqui.